PLUGIN NPR 2 (NON-PHOTOREALISTIC RENDERING)
O plugin NPR 2 oferece ao profissional do modo 3D o poder e a facilidade de se criar images 3D com infinitos estilos e aspectos de traçados a mão livre que muito se aproximam às diferentes técnicas de ilustração tradicional. Este recurso é extremamente útil na criação de ilustrações técnicas ou desenhos estilo cartoon onde cores simples, contornos e preenchimentos são usados para transmitir emoção.
O NPR 2 suporta uma grande variedade de efeitos artísticos conhecidos tais como toon shading, cell shading, halftones, sombreamento, hachuras, pontilhados e renderização de bordas simulando diferentes penas e pincéis. O novo e exclusivo shader SketchTone combina exemplos de diferentes traços e esboços a mão livre para criar estilos de preenchimento artísticos e exclusivos em qualquer superfície 3D. As possibilidades de combinações são infinitas e os resultados podem ser utilizados desde a visualizações de produtos e ilustrações técnicas até animes ou imagens puramente artísticas.
EDGE INK SHADER: É a próxima geração Cel Shader que adiciona suavidade e cores nas bordas em diferentes incidências, canal alpha para mistura de cores além do recurso "See Background" capaz de combinar ou substituir em diferentes níveis a aparência da superfície com o environment. É importante ressaltar que os Edge Offsets podem ser texturizados, bem como os alphas, os backgrounds além das cores e variações nas larguras das bordas. Use estas combinações e crie infinitas variedades de estilos. |
TOON SHADER: Substitui o sombreamento suave em seu modelo através de faixas de cores, simulando o estilo de desenho usado em histórias em quadrinhos, desenhos animados, e particularmente em Mangá e animes japonêses. O material Toon também reconhece e separa diferentes aspectos do diffuse, specular e reflection quantificando-os em diferentes e suaves gradientes totalmente controlados individualmente por você. |
GOOCH SHADER: Permite a criação de nuances de cores mais frias nas áreas escuras e sombreadas ao mesmo tempo em que tinge com cores mais quentes as áreas mais claras e iluminadas. Isto mantém os detalhes e as linhas de borda visíveis mesmo nas áreas mais escuras mantendo além de contrastar áreas brilhantes distintas mesmo em fundos mais claros. O algoritmo é baseado em uma técnica usada por ilustradores técnicos, presente num artigo de 1998 por Gooch et al., A Non-Photorealistic Lighting Model For Automatic Technical Illustration. |
HALFTONE SHADER: Esta técnica é utilizada para reproduzir imagens com uma única cor variando somente o tamanho e/ou densidade de um determinado padrão de preenchimento, tinta ou toner. O Halfone Shader cria uma pequena ilusão de óptica provocada pelos diferentes contrastes entre o tom da tinta e o tom do fundo do papel. O efeito tem seus limites, quando os pontos (ou espaços negativos) ficam muito pequenos ou espaçados. Nestes casos o MODO utiliza uma versão aprimorada que evita tal limitação, chamada Halftone2. |
STIPPING & DAB SHADER: Stippling, ou pontilhado, é uma técnica que simula sombreamentos suaves utilizando apenas duas cores. São desenhados pequenos pontos uniformemente espaçados, mas sem padrão regular. O Shader Stipple substitui o sombreamento em seu modelo com pontos de densidade variável onde é possível controlar o tamanho e a quantidade para determinado padrão de preenchimento. Dab é uma versão do Stipple que utiliza uma imagem, preta com fundo transparente, ao invés de pontos para sombrear a superfície. |
SKETCHTONE SHADER: Simula efeitos criados à mão livre através da priorização de diferentes traçados que um artista usaria para sombrear uma imagem. Pinceladas de alta prioridade são aquelas utilizadas no início definindo traços principais. Já as pinceladas de menor prioridade são utilizadas posteriormente, apenas para sombreamento em áreas mais escuras. Esta lógica permite reproduzir uma aparência mais natural e personalizada uma vez que utiliza características semelhantes em suas pinceladas na criação de diferentes texturas. |
O QUE É NOVO NO NPR 2 KIT
- XTOON Shader
O XToon é um material feito sob encomenda especialmente para efeitos Cartoons que oferece maior flexibilidade e controle nos sombreamentos. Nos efeitos cartoons tradicionais e também nos efeitos cel shading o sombreamento suave é reduzido para uma série de bandas (steps) usando um mapa dimensional de passos de cor indo da sombra completa para o brilho total. Nestes casos o material XToon pode ser usado para simular uma névoa, profundidade de campo ou blur para reduzir detalhes visuais em áreas de menor importância. Nestas áreas o MODO pode controlar o comportamento dos detalhes, inclusive com um blending de texturas texturas externas. As possibilidades são infinitas! - SURFACE FLOW
Surface Flow é uma nova maneira de controlar parâmetros de preenchimento e repetição de padrões baseado na distância da superfície, ângulo e posição de um ou mais Texture Locators. Quando usamos texturas por coordenadas, ao invés de UVs, o Surface Flow ajuda a aumentar a ilusão de que a textura está mapeada nos objetos da cena criando um sombreamento artístico mais natural. Em animações, este recurso oferece formas adicionais de eliminar a aparência de um objeto se mover sob uma textura projetada aparentemente fixa.
- GRADIENT CHANNELS
Os Canais de Gradiente permitem controlar com precisão transições e posições das cores em Materiais Cartoons para realçar brilhos especulares e reflexões.
- RE-SHADING MAIS PODEROSOS
Agora os Shaders permitem que o usuário dose a quantidade de iluminação indireta que afeta o Shading Amount oferecendo um ajuste fino no controle da luz e aproveitando todo o poder do Global Illumination do MODO. O seu shading agora pode ter o Color Ink baseado na cor difusa da superfície (modo Crayon) ou em sua cor definitiva do render (modo Scratch). Por último, a simples alternância de cores na criação de pontos especulares foi substituído por um controle mais apurado entre misturas de tons e efeitos resultando em melhores destaques especulares juntamente com um novo controle de reflexos.
O QUE ESTÁ INCLUSO
- 8 Shaders NPR
- 18 pincéis
- 56 SketchMaps + 6 XToon Maps
- 50 presets de estudo para serem aplicados em seus projetos
- 9 cenas de exemplos prontas pra render
- Backgrounds texturizados tais como guardanapos, papéis amassados, folha de caderno e page flip ideais para completar o efeito de desenhos à mão.
- Vídeos tutoriais mostrando desde a criação de seu próprio SketchMap usando o MODO e o Photoshop até a sua aplicação no render final